A partir do seu lema “Jiu-jitsu como filosofia de vida” a Corpo & Mente tem como um dos seus objetivos formar pessoas vitoriosas na vida e nada melhor do que começar já na infância.
Os instrutores de Jiu-jitsu infantil da Corpo & Mente serão como um espelho no auxílio da educação e formação da criança, guiando-a para o caminho da disciplina e superação de dificuldades. As boas referências e os bons exemplos contribuirão na formação de seu caráter e personalidade são determinantes de como enxergará a vida. Os instrutores da Corpo & Mente irão cercá-los de bons exemplos de saúde, ética e respeito.
Muito mais do que apenas golpes e posições marciais, as aulas de Jiu-jitsu para crianças tem por objetivo melhorar a concentração, proporcionar autoestima, disciplina e saúde com total segurança. Vale ressaltar que nesta modalidade a relação de amizade entre pais e filhos torna-se fortalecida, além de auxiliar positivamente na formação do caráter e possibilitar que a criança atinja a adolescência com seus princípios morais já formados.
A prática do Jiu-jitsu infantil vai muito além das conquistas do tatame. A disciplina e excelência exigidos pelos nossos instrutores muitas vezes reflete positivamente no comportamento da criança em casa e na escola. É comum que os praticantes de Jiu-jitsu façam boas amizades em cima do tatame. Momentos de disputa e aprendizado fortalecem os laços, e a Arte Suave também potencializa a cooperação, parceria e amizade.
Como um esporte de contato, o Jiu-jitsu brasileiro oferece um ambiente desafiador que promove a convivência que estimula a tomada de decisões, porém seguro que permite a criança amadurecer para se tornar um campeão ou campeã da vida.
O ambiente da academia, as aulas em grupo e toda a atmosfera que o envolve o Jiu-jitsu faz com que a criança interaja com pessoas de todos os tipos: adultos, adolescentes, pessoas mais maduras. Essa convivência possibilita conhecer outras experiências, outras culturas e desenvolve amizades, cenário este ideal para que crianças retraídas ou que tenham algum tipo de distúrbio de natureza psicológica consigam desenvolver a capacidade de interação e convivência em sociedade.
Sempre que os pais escolhem uma atividade esportiva para os seus filhos eles pensam quais benefícios a mesma trará. Ao pensar em lutas ou artes marciais, algumas dúvidas ainda podem pairar, dentre elas se seriam indicadas para crianças. Pensando nisso destacamos alguns dos benefícios físicos e psicológicos do Jiu-jitsu para crianças.
BENEFÍCIOS FÍSICOS DO JIU-JITSU INFANTIL
- Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória;
- Aumento da coordenação motora;
- Controle muscular;
- Aperfeiçoamento do reflexo;
- Melhora da flexibilidade;
- Desenvolvimento do raciocínio.
BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS E MENTAIS DO JIU-JITSU INFANTIL
- Fortalecimento da autoconfiança;
- Desinibe os tímidos e acalma os agitados e ansiosos;
- Respeito aos companheiros;
- Reconhecimento dos erros e acertos;
- Harmonia e equilíbrio mental;
- Disciplina;
- Concentração;
- Paciência;
- Respeito ao próximo e aos mais velhos;
- Reforço do caráter e da moral;
- Senso de disciplina e hierarquia.
LIÇÕES ADQUIRIDAS PELAS CRIANÇAS NO JIU-JITSU
- Seja na vida ou nas artes marciais, vencer não significa machucar nem pisar em cima de ninguém;
- Não se ganha sempre, mas mesmo na dificuldade existe aprendizado;
- Os melhores não nasceram bons, eles insistiram para conseguir o que queriam;
- A perfeição é atingida de erro em erro;
- Existem hábitos saudáveis, disciplinas e regras;
- Aprendendo a se defender melhora o autocontrole;
- Os amigos verdadeiros são para vida toda;
- Vale o espírito de equipe;
- Olhar no olho não com desafio, e sim com respeito, compreensão e igualdade.
Bullying X Autoconfiança no Jiu-jitsu Infantil
Um dos maiores benefícios que o Jiu-jitsu pode proporcionar para as crianças é o fortalecimento da sua autoconfiança. Talvez o maior problema enfrentado hoje pelas crianças é o bullying que as vezes pode ficar apenas como agressão verbal, mas muitas vezes ele passa dos limites, e pode até se tornar uma violência física, o que é inaceitável e traumatizante para uma criança.
E é ai, que o Jiu-jitsu pode se tornar uma ferramenta que ajudará a criança. Um sistema de defesa pessoal completo e eficiente como possui o Jiu-Jitsu torna crianças, muitas vezes tímidas e assustadas, seguras e equilibradas para a vida dentro e fora do tatame. Quanto mais perfeita for a consciência das suas possibilidades e dos seus recursos, mais confiantes as crianças enfrentarão as situações. Como a competitividade é colocada de forma harmoniosa, os pequenos aprendem a lidar consigo próprios e com o outro, refletindo melhor sobre seus impulsos antes de atacar física ou verbalmente alguém.